UX Design x UI Design

| 11 de abril de 2020

Muito tem se falado hoje em dia sobre UX Design e UI Design, mas afinal de contas, o que significam esses termos?

Traduzindo literalmente esses termos vemos que UI Design significa User Interface Design, ou em português Design da Interface do Usuário, e UX Design seria User Experiencie Design, e em nossa língua Design da Experiência do Usuário.

Confesso que no início me pareceu um pouco confuso, mas pesquisando e estudando sobre este assunto, vi que na verdade a diferença entre esses termos é bem simples. Vou citar um exemplo ótimo que eu li e que ilustra muito bem essa diferença.

Imagine uma BANANA!

Podemos analisar essa fruta sob dois aspectos diferentes: suas características e propriedades físicas como o seu formato, sua casca, cor e seu sabor. Isso seria o Design da Interface do Usuário (UI Design). De um outro lado, também podemos fazer uma análise sob como o usuário interage com essa fruta, a facilidade de se transportar para onde você quiser, descasca-la e comê-la. Esses aspectos estariam ligados ao Design da Experiência do Usuário (UX Design).

Esse exemplo simples nos mostra uma tendência atual, onde um bom produto deve oferecer uma interface e experiência centradas no usuário.

Quem nunca teve uma experiência desagradável acessando um site, ou até mesmo na hora de achar uma função no caixa eletrônico do banco? Na verdade a experiência do usuário começou a existir desde a primeira vez em que as pessoas começaram a utilizar objetos para realizar algum tipo de tarefa. Podemos considerar uma boa experiência quando realizamos uma tarefa de forma rápida, sem frustração e sem encontrarmos entraves no meio do caminho.

Na prática, os UX Designers e UI Designers trabalham para melhorar a interação dos usuários com o produto, seja ele físico ou virtual, interferindo na definição de quais tarefas, funcionalidades, qual a ordem e como esses usuários irão realizar essa interação.

Para quem quiser se aprofundar no tema um pouco mais, sugiro a leitura do livro Introdução e boas práticas em UX Design do Fabrício Teixeira. Um livro com um texto super direto, recheado de exemplos e informações práticas que podem ser incorporadas a nossa rotina de trabalho.

E o que fazem os UI e UX Designers?

Na prática os UX Designers não se preocupam com a identidade visual do produto, cores, formato dos objetos, se um botão dever ser retangular ou com cantos arredondados. Esses aspectos e todos os detalhes de como a interface do produto com usuário vão funcionar, ficam sob responsabilidade do UI Designer. Já o UX Designer exerce um papel mais estratégico, determinando quais funções estarão disponíveis para o usuário, definindo qual a ordem das interações necessária para se realizar uma determinada tarefa, pesquisando como os usuários estão compreendendo uma nova função incorporada ao produto, ou ainda definindo como os conteúdos irão ser categorizados e organizados dentro do projeto.

Mas o UX Designer e o UI Designer podem ser a mesma pessoa? Sim, sem problema algum. Se essa pessoa dominar todo o conhecimento necessário para desempenhar estes papéis, não há problema algum. Na prática, o que observamos é que em empresas de menor porte, normalmente uma pessoa acaba assumindo esses dois papéis, e em empresas maiores, encontramos pessoas diferentes desempenhando essas atividades separadas.

Por fim, observamos cada vez mais que os produtos estão tendo o usuário como centro das atenções, e não é atoa. Uma má experiência ou uma interface mal desenvolvida podem acabar determinando o sucesso ou fracasso do seu produto. Se uma boa ideia por si só não for capaz de ser percebida como uma boa experiência pelo usuário, fatalmente ela não triunfará diante da concorrência.

BUSCA

Quer continuar recebendo novos artigos da Quattri ?